segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Oscar 2011: Sou careta e voto no Discurso do Rei

Nos últimos 3 anos o Oscar premiou filmes contemporâneos e que fogem um pouco dos critérios da Academia (Onde os fracos não tem vez, Quem quer ser um milionário e Guerra ao terror).Pensei eu: Será uma nova era para as premiações? Aí veio "O discurso do Rei" e me jogou um balde de água fria.

O ganhador deste ano não é ruim. Pelo contrário, é um filme perfeito. E aí que está o problema... parece que os produtores do Oscar foram responsável pelo filme... tudo nele soa arrumadinho demais para a cerimônia!!! Argh!

Como já disse anteriormente, meu favorito era "Cisne negro", mas sempre tive consciência que nunca iria ganhar o prêmio. Aí sobrou "A rede social" e "A origem". 

Origem levou 4 nas categorias técnicas e Rede Social 3 (Inclusive Melhor Edição que pensei que seria o principal indicador  para melhor filme), mas ...prêmios subjetivos para ambos , que a Academia rateou para não ficar muito feio.

Vamos para alguns fatos positivos da premiação:

  • As melhores atuações do ano foram premiadas. Sem dúvida alguma, os 4 ganhadores mereceram, e concorriam com outros tremendos concorrentes;
  • Toy Story 3: Impossível não premiar.
  • Documentário: Mesmo torcendo para Lixo Extraordinário, Trabalho interno é bem superior, e agrega muito mais.
  • Trilha sonora: Mesmo sendo a de "A origem" a favorita, a trilha de A rede social é um espetáculo.
  • Roteiro adaptado para A rede social;
Fatos lamentáveis:
  • Melhor fotografia. De todos, A origem era o que menos merecia ganhar. Cisne negro junto com Bravura indômita tinham a melhor fotografia;
  • Melhor canção: Ok, ok..a canção de Toy Story 3 é até bonitinha, mas que decadência hein!? Antes ficava ansioso para ouvir as canções indicadas...este ano...todas ruins.
  • Roteiro original: Como não premiar Christopher Nolan por criar um mundo para nós?
  • Melhor filme : batendo na mesma tecla. Premiação de A origem ou Rede social.
e a categoria com a 2 injustiças:
  • Melhor direção: Já começou errado nos indicados. Como deixar de fora Christopher Nolan?(2).E na premiação, premiarem  David Fincher? Lamentável.
Enfim, o mundo não é justo e não é o Oscar que tem que ser. Em uma parte da cerimônia foi dito que o vencedor de melhor filme iria se juntar a um seleto grupo de ganhadores, e os outros ao lado de filmes como Cidadão Cane, doze homens e uma sentença, taxi driver entre outros.Isso que me conforta,

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Incêndios (Incendies)

Ao ler o testamento de sua mãe, os gêmeos descobrem que um dos desejos dela é que entreguem uma carta para seu pai e irmão que estão localizados em algum lugar do Oriente Médio. Logo, a jovem sai em busca deles e descobre a história de seu passado.

Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, é o que tem mais chances de vencer, por aglomerar uma série de fatores que os votantes adoram: Globalização, religião, violência, guerra, entre outros...e convenhamos  né, um puta filmaço!

A narrativa  é dividida em duas partes: 1) Atual: Acompanha a busca dos gemêos pelo pai e outro irmão. 2) Mostra os fatos que antecederam o nascimento do filme que é o ponto-chave de toda a trama.

Bem complexo, porém nada fora do comum. O diretor fez um filme de roteiro inteligente, porém compreensível ( Confesso que na hora do clímax , quando um pergunta a outra se "1+1 pode ser 1", fiquei um pouco com medo de poder não entender o final, mas enfim...fica bem explicadinho).

Complexo, contemporâneo, seco e forte,  mostra uma série de acontecimentos interligados, que não fogem a nenhum momento das mãos do diretor.Uma série de "incêndios" que ocasionam em um desfecho fora do normal.

Fica a minha torcida para o Oscar!









terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Doce vingança ( I spit on your grave)

Sem comentários para o título em Português, a tradução de "I Spit on yor grave" é algo parecido com "Eu cuspo em seu túmulo, e eles me dão o título de Doce vingança.Isso é de Fo$%# com bilheteria!

Uma escritora vai buscar inspiração em uma cabana afastada, quando é surpreendida por rapazes que decidem humilhá-la e violentá-la. Ela foge e retorna para se vingar.

A 1º parte é um amontoado de clichês. Quase morri. Desde deixar o celular cair na privada até conseguir fugir mesmo estando quase morte(de uma forma absurda, aliás). Sem contar nas referências a outros filmes.

Já na 2º parte e melhora, e MUITO.Esquecemos toda a merda de roteiro e caímos de cara dentro da vingança dela! Com cenas de torturas muito boas deixa qualquer assistente de JIGSAW com inveja.

Um bom filme que vale só pelas cenas de tortura! (Nunca fui fã desse tipo de filme, parei no Jogos Mortais III, mas até que esse vale como passatempo). A Atriz é bonita também.

A doce vingança!

E olha só, o título em português até serviu para alguma coisa!!!

Não sei se tenho muita influência do signo de Escorpião em mim (que especialistas dizem ser muito vingativo), mas gosto do sentimento da vingança.

Mas por que buscamos nos vingar e quando conseguimos, na maioria das vezes é algo bom?

Eu pelo menos, às x que me vinguei me senti prejudicado de alguma maneira.Logo, para buscar minha única e exclusiva justiça, pratiquei este ato. 

Mas aí que mora o problema, para nós esse ato é justificado.Uma única e exclusiva análise da situação faz nos retalhar contra uma pessoa, e essa análise nos absorve, nos corrói até praticarmos nossa justiça.

Como já ouviram muito:" Pare, respire e conte até dez", e se pensar em retaliação, faça isso inúmeras vezes.

Isso pode evitar que sua vingança não tenha um gosto amargo.



domingo, 20 de fevereiro de 2011

Esperando pelo Super Homem (Waiting for superman)

Não sei se o título em português é "Esperando pelo Super Homem", mas acho que não dá pra fugir muito, a não ser que ridicularize como fazem em alguns casos.

O documentário segue uma série de crianças que tentam entrar nas melhores escolas públicas do EUA.

Acho que poderia entrar no lugar de "Restrepo" na disputa pelo Oscar, mas como o diretor já ganhou com "Uma verdade incoveniente", deixaram de lado.

A essência do filme é criticar o sistema  de ensino americano. Com uma série de burocracias e dificuldades, o acesso de crianças pobres a educação de qualidade é extremamente difícil, e extremamente associada ao título do filme "À espera do super homem" para conseguirem alguma vaga, algum caminho para fugir da realidade já previamente traçada.

E algo muito real é dito no filme: A formação e manutenção dos professores é o mais importante para a formação da nova sociedade. É um absurdo, como mostra no filme, que os professores incompetentes são beneficiados por leis e pelo estado.

Uma realidade de um país de primeiro mundo. Não vou entrar em detalhes sobre a educação no Brasil, mas muita coisa é parecida.

Mais uma vez um documentário veio pra agregar algo. Parabéns.

A profissão mais importante do mundo

Ao meu ver, os professores tem tamanha importância na formação da sociedade, que é a profissão de maior impacto que existe. E além disso, a 2º maior influência que teremos em toda nossa vida, só perde para nossos familiares.

Sempre estudei em escola pública e me orgulho muito disso. Tive experiências ótimas com professores que lembro até hoje, algo positivo e que me coloca pra frente. Mas na maioria do casos, lidei com educadores sem preparação técnica e psicológica para formar um cidadão.

E como faz a diferença termos um professor influente!!!

Me lembro de algo que marcou muito. Tinha um professor de Geografia que foi um dos melhores educadores que passaram pela minha vida. Ao ensinar uma matéria bem difícil ( não me lembro qual, mas todos os alunos reclamavam), tentava do melhor modo passar seu conhecimento adiante, ajudando a todos interessados. No dia da prova sobre a matéria, ele colocou nos cantos da prova mensagens de esperança e empenho. Resultado: Um desempenho da classe mais do que o esperado.

É preciso antes de qualquer reforma financeira e social, uma valorização e manutenção dos mestres. Eles são  um dos principais responsáveis pelo o futuro. 

Alguma dúvida disso? Só pensar em algo positivo, alguma qualidade que você tem...com certeza, alguma coisa tem influência de um professor que você teve na vida.

Somos todos influenciáveis e qualquer influência tem impacto na nossa formação como cidadão. Espero sinceramente que algo seja feito na educação no Brasil, focando principalmente no desenvolvimento do corpo docente! Enfim, torcemos.


sábado, 19 de fevereiro de 2011

Uma noite em 67

Documentário sobre o Festival da música brasileira que ocorreu em 1967.

Neste Festival estavam presentes nada menos que Roberto Carlos, Caetano Veloso, Chico Buarque, Mutantes e Gil, gigantes da música brasileira que competiam entre si.

Impressionante!!!

Músicas que todos nós conhecemos e que marcaram a vida de muita gente, aliás, marcam até hoje. "Alegria, alegria" cantada por Caetano, "Domingo no parque" , por Gil e "Roda viva", por CHICO BUARQUE.

Sem contar que ocorreu no meio da Ditadura. E, uma parte do filme mostra um protesto contra guitarra elétrica, quando o Brasil começava a ser invadido pela música Ianque...protesto em que estavam presentes Elis Regina, Jair Rodrigues e Gil. Seria um absurdo lutar pela cultura brasileira, na época em que tudo era proibido? Não.Uma defesa da originalidade e em prol da música brasileira.

Me sinto meio nostálgico por relembrar estes tempos de glória da música brasileira...mas Êta Nostalgia boa !!!

E meio triste por ter nascido numa época em que tudo é influenciado, copiado... enfim, mas ainda existe muita coisa boa e com cara de Brasil, é só procurar.

Vale a pena passar este fato adiante, para nossos filhos, netos...e etc. Mesmo com tudo o que acontecia na época, o Brasil teve a maior explosão de cultura musical de todos os tempos.

E vem cá, acho que a repressão ajudou nisso. Os artistas tinham que se libertam de alguma forma, e o fizeram através da música. Graças a Deus.



Trabalho interno, de Charles Ferguson

Documentário sobre as origens e consequências da crise financeira que abalou o mundo em 2008.

Dividido em 5 partes:Como Chegamos Lá; A Bolha; A Crise; A Prestação de Contas e Onde Estamos Agora, conta como a maior economia do mundo conseguiu entrar em colapso.

O filme consegue (mesmo para um alienado do mundo financeiro como eu e que não entendo bulhufas do sistema de hipotecas americano) prender com informações pertinentes a economia, investimentos e concessão de créditos , o que já não foge muito de nossa realidade e é de interesse comum.

Duas coisas me chamaram muita atenção : Como o governo americano deixou essa crise acontecer e a relação entre as principais universidades americanas com a desregulamentação do sistema.

Como o "maior" país do mundo liberou a desregulamentação dos bancos de investimento e não fiscalizou os bancos e seguradoras, permitindo a liberação de créditos desta maneira??? A corrupção e relação entre políticos e Wl. Street é algo fora do normal. Wall Street manda no Eua. Fato.

E o mais interessante do filme: Os professores das maiores universidades ensinam os alunos a apostarem neste sistema fálido que ocasionou no maior colapso financeiro.E isso pq? trabalham como consultores para os Bancos , seguradores e Investidores. E...para o governo americano.

Foda, né? Pensamos que só aqui no nosso país tropical há corrupção e problemas...que nada!

Algo fácil de se explicar: Ganância e Capitalismo.

Fortíssimo concorrente ao Oscar de Melhor documentário.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Terráqueos (Earthlings)

Terráqueos é um documentário cruel, que faz jus ao seu propósito inicial: chocar!
Dividido em 5 partes: Pet, Alimentação, Vestuário, Entretenimento e Pesquisas científicas, mostra a dependência humana em relação aos animais.
Com cenas de crueldade presentes em todo o filme ( Quase morri em duas: Uma que colocam o cachorro para ser morto em um caminhão de coleta de Lixo, e a outra em que tiram a pele de uma raposa...e ela continua viva, piscando os olhinhos)...foda demais, sem contar as outras.
O massacre de animas nos faz pensar ( e muito) se todo nosso consumismo nos leva a algum lugar, sem contar na realização própria.
Obviamente o filme utiliza de todos os meios possíveis para acabar com as indústrias que envolvem operações com animais, às x parece ser dura demais.., mas se pararmos pra pensar, isso que acontece no filme, pode não ocorrer da forma cruel como eles mostram na maior parte, mas OCORRE.
O que complica, é que este assunto preferimos não debater. Encobrimos a realidade, por ser algo duro de ver e complicadíssimo de lutar contra., além de ir contra nossos instintos e cultura.
Falo isso pois sou carnívoro e gosto de carne. Mas não é a primeira vez que tenho um conflito em relação a isso.
Creio que a solução em curta escala é consumir com mais responsabilidade. Deixando de lado alguns hábitos desnecessários, pensando num bem maior.
E para encerrar, roubo uma frase do filme : "Faça a conexão". Conexão entre humanos, animais e natureza.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Cisne negro, de Darren Aronofsky.

É um thriller psicológico ambientado no balé de Nova Iorque. Conta a história de NINA (Portman) que é cotada para o papel principal da Rainha dos cisnes, se sente ameaçada com a chegada de uma nova bailarina (Kuniz).Logo, seu psicológico será abalado com tamanha pressão e competição.

6 perguntinhas básicas sobre o longa:

1. Cisne negro é o melhor filme do ano?

( X) Sim ( ) Não

2. Aronofsky tem a melhor direção?

( X) Sim ( ) Não

3. É a melhor atuação feminina da temporada?

( X) Sim ( ) Não

4. Melhor fotografia?

( X) Sim ( ) Não

5. Mila Kunis foi injustiçada pela academia?

( X) Sim ( ) Não

6. SOU UM FÃ INCONDICIONAL DE ARONOFSKY E PORTMAN E POSSO TER SIDO INFLUENCIADO POR ISSO?

( X) Sim ( ) Não

Cisne negro é um filme angustiante sobre onde a busca pela perfeição pode chegar.No mundo artístico essa cobrança é mais evidente, no balé, onde cada passo e movimento é milimetricamente pensado e não pode haver erros, nem se fala.

Com um clima que desde o início deixa nosso psicológico abalado, o filme é conduzido perfeitamente pelo diretor, onde cada cena, cada passo de NINA leva a um abismo imenso e a sua autodestruição.

A presença de uma nova bailarina, a cobrança de sua mãe e a pressão do diretor fazem com que Nina crie um ambiente paralelo a realidade, a busca pela perfeição de sua personagem faz com que ela encarne realmente A rainha do Cisnes.

UM DOS FINAIS que mais fiquei apreensivo em toda minha vida, Cisne negro enche os olhos de qualquer amante do cinema, um desfecho que encerra magistralmente a direção de Aronofsky e atuação de uma das melhores atrizes atuais.

E a velha história da busca pela perfeição...

Atualmente a pressão no mercado corporativo, artístico ou qualquer outro é cada vez maior, isso por conta de X fatores, como concorrência, excelência e etc.

Paralelo a isso, o homem para atender a demanda solicitada pelo mundo contemporâneo busca ser perfeito, esquecendo que, antes de tudo ele é humano.

Em uma entrevista de emprego, aquela pergunta básica clichê e que todo mundo já respondeu: “ –Fale sobre seus defeitos.” > “ – Hun, me acho perfeccionista demais”. (Graça a Deus que muitas empresas não aceitam mais este defeito, que afinal, não é defeito, desde que moderado).

Buscar sempre o melhor, não é defeito nenhum. Pelo contrário.

Mas, como no caso do filme, tentar ao MÁXIMO a perfeição, aí já é complicado.

Aconselho todos a buscarem fazer o melhor em tudo na vida, por mais complicado ou chato que seja. Só não esqueça que somos seres humanos e às vezes erramos e o principal: Temos um limite que deve ser respeitado.