sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Lixo extraordinário, de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley.

Um dos melhores documentários que já assisti.
Lixo extraordinário narra a trajetória de Vik Muniz (Um dos artistas contemporâneos mais importante do Brasil) em seu projeto no aterro sanitário do Jardim Gramacho, um dos maiores do mundo.O objetivo do projeto é fotografar catadores e transformar os retrato em obras de artes, através de materiais recicláveis retirados do próprio Lixão.
O filme nos mostra a realidade por dentro do Lixão, o dia-a-dia dos catadores que trabalham por lá. Dentre as inúmeras pessoas, o projeto foca em alguns personagens, quais suas vivências são retratadas com maior ênfase pelos diretores. As dificuldades, conquistas, projetos de vidas são explorados de forma intensa, impossível não se identificar com pelo menos um dos personagens.
E o que falar sobre o trabalho de Vik Muniz? Orgulho do Brasil!!! As obras são espetaculares, principalmente estas retratadas no filme, feitas dos materiais retirados do aterro. Sem deixar de mencionar, os outros diversos trabalhos feitos pelo artista, o que muita gente deve conhecer é a abertura de Passione.
Obviamente que tem um fundo monetário no filme, mas foi feliz com seu objetivo: Retratar o mundo dos catadores de materiais recicláveis (e não catadores de Lixo como muita gente fala), suas vivências e o poder de transformação do que muitos consideram LIXO.

Consumismo
Consumir mais do que necessitamos parece que virou moda. Status, comodismo e irresponsabilidade parecem que andam juntas na sociedade atual.
Hoje, há uma onda imensa sobre sustentabilidade e Responsabilidade Social ocorrendo em todo mundo. Mas não é o bastante. Todos nós devemos fazer o possível para consumir com responsabilidade, sei que não é fácil mudar alguns hábitos, mas também não é o fim do mundo.
Não jogar lixo na rua, separar os itens recicláveis na residência e procurar saber se os produtos que consumimos não estão agredindo de algum modo o meio ambiente está ao alcance de todos. Pequenas atitudes como essa fazem sim a diferença.
É de conhecimento de todos que o Planeta precisa de ajuda, só observar as alterações climáticas absurdas que estão ocorrendo. Basta ter consciência e fazer a sua parte.

2 comentários:

  1. Apesar de ser outro enredo, lembrei do 'Ilha das Flores'.
    Seu post me deixou com muita vontade de assistir. Realmente deve ser ótimo.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não vi esse filme, mas na hora me lembre de "Ilha das Flores"...depois de ter visto na 3° série resolvi ver de novo recentemente...muitoooo bom!!!!

    ResponderExcluir