segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O planeta dos macacos - A origem, de Rupert Wyatt

SINOPSE: Após a captura de alguns macacos para pesquisa, um grupo de cientistas começa a testar neles uma droga para o combate ao Alzheimer, no entanto, os resultados vão além do esperado alterando a inteligência dos primatas.Após um incidente, resolvem sacrificar os animais, apenas um filhote sobrevive e é criado por Will (franco).

Muitos dizem que Hollywood está em uma crise de criação, investindo demais em franquias e refilmagens.Planeta dos macacos é mais uma delas, assim como X-Men primeira classe. Mas analisando friamente apenas estes dois filmes,  pensei: Será mesmo uma crise? Ou por um lado  reinventar para melhorar e dar uma nova roupagem não exige um processo criativo mais intenso?

Desde o início, há um diferencial na montagem do longa. Há cenas rápidas, sem enrolação e que faz com o que o espectador não desgrude os olhos da tela. Isso torna a história,  até então desgastada para o público atual, um pouco mais interessante. Pois não é todo mundo que se interessa por um bando de macaco que domina o mundo, certo?

O principal feito do filme que contribuiu para o seu sucesso foi a parceria com a Weta digital, empresa de animação que já supervisionou os efeitos da trilogia de Senhor dos Anéis, King Kong e futuramente em Tin tin.Os macacos são recriados perfeitamente, maior parte é de se duvidar se são animais mesmo ou animações, uma das experiências mais bem feitas atualmente.

Ok. Agora falta falar sobre os humanos do longa? Nem precisa muito, mas vamos lá.O núcleo formado por Will e seu pai é o mais importante, visto que a origem das pesquisas com os macacos são influenciadas pela vontade dele de descobrir a cura para a doença de seu pai, Alzheimer.A relação com sua namorada (pinto) é totalmente desnecessária, não agrega nada. E os outros humanos do longa servem para intensificar a maldade  e ganância presente na raça humana, o que levará a sua decadência devido ao vírus e revolta dos macacos.

Cesar. O protagonista é uma episódio à parte. Acompanhamos o seu crescimento, a relação com os humanos e sua inteligência se desenvolver.Logo, começa a questionar sua existência e após alguns acontecimentos, começa a se revoltar. O que é inquestionável, devido as atitudes que vimos, e não é de se estranhar que a primeira palavra que ele fala é "Nãoooooooooo", um grito de libertação e negação de tudo o que é errado.

Planeta dos macacos - A origem  é um excelente recomeço para a franquia e junto com X-men: primeira classe são, até agora, os melhores blockbusters do ano.





Um comentário: