domingo, 13 de março de 2011

Em um mundo melhor ( In a better world)'

 Duas famílias veem suas histórias cruzadas através da amizade de seus filhos.


Ganhador do Oscar 2011 de filme estrangeiro, "Em um mundo melhor"acompanhamos a relação de maturidade e integridade de pais criando os filhos, e a rebeldia e influência de atitudes e comportamentos dos adolescentes.

O filme pode ser dividido em duas partes: a primeira, que acompanhamos a vida do médico pai de um dos garotos, cuja área de atuação é um país pobre da África, dominado pela pobreza e milícias violentas. 

A outra, fala sobre a relação de amizades entre os dois garotos, quando um (chrstian) defende o outro (elias) de ataques de bullying na escola, só que de uma forma de extrema violência. Christian é um garoto rebelde que é obrigado a morar com o pai após a morte de sua mãe e o culpa por isso.

A construção dos personagens e relações entre si é o maior feito do filme, uma poderosa ligação que não foge muito da realidade.

É interessante a direção de Susanne Bier que não se perde (mesmo utilizando muito melodrama) no roteiro.

Dentre os fatos que mais me chamaram atenção no filme, posso destacar dois. A relação de amizade e influência dos amigos, o que nos mostra que a influência pode sim acontecer em jovens. E também, o maior destaque vai para a maturidade do pai e médico ao tratar com os assuntos corriqueiros profissional e pessoal, um show de integridade.

Um ótimo filme dinamarquês que tinha todos os elementos para ganhar o Oscar, e o fez.

Só não acho que dentre os cinco indicados para melhor filme estrangeiro, este era o melhor. Ao meu ver, "Caninos" e "Incêndios" são superiores.




Nenhum comentário:

Postar um comentário