domingo, 20 de fevereiro de 2011

Esperando pelo Super Homem (Waiting for superman)

Não sei se o título em português é "Esperando pelo Super Homem", mas acho que não dá pra fugir muito, a não ser que ridicularize como fazem em alguns casos.

O documentário segue uma série de crianças que tentam entrar nas melhores escolas públicas do EUA.

Acho que poderia entrar no lugar de "Restrepo" na disputa pelo Oscar, mas como o diretor já ganhou com "Uma verdade incoveniente", deixaram de lado.

A essência do filme é criticar o sistema  de ensino americano. Com uma série de burocracias e dificuldades, o acesso de crianças pobres a educação de qualidade é extremamente difícil, e extremamente associada ao título do filme "À espera do super homem" para conseguirem alguma vaga, algum caminho para fugir da realidade já previamente traçada.

E algo muito real é dito no filme: A formação e manutenção dos professores é o mais importante para a formação da nova sociedade. É um absurdo, como mostra no filme, que os professores incompetentes são beneficiados por leis e pelo estado.

Uma realidade de um país de primeiro mundo. Não vou entrar em detalhes sobre a educação no Brasil, mas muita coisa é parecida.

Mais uma vez um documentário veio pra agregar algo. Parabéns.

A profissão mais importante do mundo

Ao meu ver, os professores tem tamanha importância na formação da sociedade, que é a profissão de maior impacto que existe. E além disso, a 2º maior influência que teremos em toda nossa vida, só perde para nossos familiares.

Sempre estudei em escola pública e me orgulho muito disso. Tive experiências ótimas com professores que lembro até hoje, algo positivo e que me coloca pra frente. Mas na maioria do casos, lidei com educadores sem preparação técnica e psicológica para formar um cidadão.

E como faz a diferença termos um professor influente!!!

Me lembro de algo que marcou muito. Tinha um professor de Geografia que foi um dos melhores educadores que passaram pela minha vida. Ao ensinar uma matéria bem difícil ( não me lembro qual, mas todos os alunos reclamavam), tentava do melhor modo passar seu conhecimento adiante, ajudando a todos interessados. No dia da prova sobre a matéria, ele colocou nos cantos da prova mensagens de esperança e empenho. Resultado: Um desempenho da classe mais do que o esperado.

É preciso antes de qualquer reforma financeira e social, uma valorização e manutenção dos mestres. Eles são  um dos principais responsáveis pelo o futuro. 

Alguma dúvida disso? Só pensar em algo positivo, alguma qualidade que você tem...com certeza, alguma coisa tem influência de um professor que você teve na vida.

Somos todos influenciáveis e qualquer influência tem impacto na nossa formação como cidadão. Espero sinceramente que algo seja feito na educação no Brasil, focando principalmente no desenvolvimento do corpo docente! Enfim, torcemos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário