sábado, 19 de fevereiro de 2011

Trabalho interno, de Charles Ferguson

Documentário sobre as origens e consequências da crise financeira que abalou o mundo em 2008.

Dividido em 5 partes:Como Chegamos Lá; A Bolha; A Crise; A Prestação de Contas e Onde Estamos Agora, conta como a maior economia do mundo conseguiu entrar em colapso.

O filme consegue (mesmo para um alienado do mundo financeiro como eu e que não entendo bulhufas do sistema de hipotecas americano) prender com informações pertinentes a economia, investimentos e concessão de créditos , o que já não foge muito de nossa realidade e é de interesse comum.

Duas coisas me chamaram muita atenção : Como o governo americano deixou essa crise acontecer e a relação entre as principais universidades americanas com a desregulamentação do sistema.

Como o "maior" país do mundo liberou a desregulamentação dos bancos de investimento e não fiscalizou os bancos e seguradoras, permitindo a liberação de créditos desta maneira??? A corrupção e relação entre políticos e Wl. Street é algo fora do normal. Wall Street manda no Eua. Fato.

E o mais interessante do filme: Os professores das maiores universidades ensinam os alunos a apostarem neste sistema fálido que ocasionou no maior colapso financeiro.E isso pq? trabalham como consultores para os Bancos , seguradores e Investidores. E...para o governo americano.

Foda, né? Pensamos que só aqui no nosso país tropical há corrupção e problemas...que nada!

Algo fácil de se explicar: Ganância e Capitalismo.

Fortíssimo concorrente ao Oscar de Melhor documentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário