segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Oscar 2011: Sou careta e voto no Discurso do Rei

Nos últimos 3 anos o Oscar premiou filmes contemporâneos e que fogem um pouco dos critérios da Academia (Onde os fracos não tem vez, Quem quer ser um milionário e Guerra ao terror).Pensei eu: Será uma nova era para as premiações? Aí veio "O discurso do Rei" e me jogou um balde de água fria.

O ganhador deste ano não é ruim. Pelo contrário, é um filme perfeito. E aí que está o problema... parece que os produtores do Oscar foram responsável pelo filme... tudo nele soa arrumadinho demais para a cerimônia!!! Argh!

Como já disse anteriormente, meu favorito era "Cisne negro", mas sempre tive consciência que nunca iria ganhar o prêmio. Aí sobrou "A rede social" e "A origem". 

Origem levou 4 nas categorias técnicas e Rede Social 3 (Inclusive Melhor Edição que pensei que seria o principal indicador  para melhor filme), mas ...prêmios subjetivos para ambos , que a Academia rateou para não ficar muito feio.

Vamos para alguns fatos positivos da premiação:

  • As melhores atuações do ano foram premiadas. Sem dúvida alguma, os 4 ganhadores mereceram, e concorriam com outros tremendos concorrentes;
  • Toy Story 3: Impossível não premiar.
  • Documentário: Mesmo torcendo para Lixo Extraordinário, Trabalho interno é bem superior, e agrega muito mais.
  • Trilha sonora: Mesmo sendo a de "A origem" a favorita, a trilha de A rede social é um espetáculo.
  • Roteiro adaptado para A rede social;
Fatos lamentáveis:
  • Melhor fotografia. De todos, A origem era o que menos merecia ganhar. Cisne negro junto com Bravura indômita tinham a melhor fotografia;
  • Melhor canção: Ok, ok..a canção de Toy Story 3 é até bonitinha, mas que decadência hein!? Antes ficava ansioso para ouvir as canções indicadas...este ano...todas ruins.
  • Roteiro original: Como não premiar Christopher Nolan por criar um mundo para nós?
  • Melhor filme : batendo na mesma tecla. Premiação de A origem ou Rede social.
e a categoria com a 2 injustiças:
  • Melhor direção: Já começou errado nos indicados. Como deixar de fora Christopher Nolan?(2).E na premiação, premiarem  David Fincher? Lamentável.
Enfim, o mundo não é justo e não é o Oscar que tem que ser. Em uma parte da cerimônia foi dito que o vencedor de melhor filme iria se juntar a um seleto grupo de ganhadores, e os outros ao lado de filmes como Cidadão Cane, doze homens e uma sentença, taxi driver entre outros.Isso que me conforta,

Nenhum comentário:

Postar um comentário